domingo, 8 de novembro de 2009

A saga do arranhador

Imagine a cena: você decide comprar um produto através de um site. Para conseguir descobrir o preço do tal produto, você é OBRIGADO a responder um questionário informando a idade, peso e raça do seu gato, seu nome completo, perfil no orkut (!), endereço, tel de contato, etc. Isso tudo só para saber o preço! O Frete? O frete é "brinde surpresa", já que não faz parte do orçamento. Surreal? Aconteceu comigo!

Estava eu pesquisando no google modelos e preços de arranhadores, para presentear meus bichanos no Natal, quando me deparo com um blog (bastante divulgado no orkut, inclusive), com alguns modelos aparentemente legais, mas sem preço, orçamento apenas por email. Ok, apesar de não ter um bom "pressentimento" a respeito rs (muito mistério sobre o assunto geralmente é sinal de preço abusivo), enviei uma mensagem pedindo o orçamento dos 3 modelos que mais me agradaram. Para minha surpresa, no lugar da tabela de preços, recebi um questionário para ser respondido e o aviso (ameaça?) de que não entrariam em contato caso eu não respondesse TODAS as perguntas ("Estabeleceremos novo contato por e-mail APENAS após recebermos as respostas de TODAS as perguntas desta mensagem automática"). Eu ri. Deu vontade de dar uma de adotante histérica e responder com o caps lock ligado: "VOCÊS NÃO QUEREM VENDER! EU NÃO ESTOU TENTANDO ADOTAR UMA CRIANÇA, QUERO APENAS COMPRAR UM ARRANHADOR!" rs. Apesar de ter achado bizarra a atitude antipática da tal fabriqueta, minha curiosidade pelo valor dos produtos só aumentou, então enviei, obedientemente, o questionário respondido. Dois dias se passaram e nada de resposta (será que meu email tem "cara de pobre"? rs). Eu, que estou longe de ser uma pessoa paciente e já irritadíssima achando que o "pObRema" era a falta de raça definida dos meus LINDOS VIRA-LATAS ou o fato de resgatar animais de rua ao invés de cafetinar os de raça, já que na assinatura automática do meu email tem o link do Adote1Miau e quem resgata sabe o preconceito que "os outros" sentem a respeito (protetora é "tudo véia pobre e semianalfabeta" - po, eu POSSO PAGAR! rs), entrei em contato novamente reclamando da demora, da maneira de tratar o cliente e recebi uma resposta longa, abusadérrima (tipo "SAC-favela"...risos) e um "chega pra lá" nada sutil : "acreditamos que outras empresas do ramo e do mercado poderão lhe atender dentro daquilo que a sra almeja e procura. Boa sorte na sua procura". Como assim, cara-pálida? De acordo com o Código do Consumidor, recusar atendimento/venda é considerado prática abusiva (Sim, o consumidor tem o di-rei-to de ser atendido, tanto em loja "normal" quanto virtual - art. 39 <- fica a dica). Cheguei a entrar em contato via email com o Procon e a APADIC (Mad Cass mod on), que confirmaram o abuso, mas deu preguicinha de sair nesse calorão do Hell de Janeiro, pegar senha e enfrentar fila para atendimento (Mad Cass mode off), e como não tinha grana minha envolvida, deixei pra lá. De qualquer forma, com essa atitude nada profissional ("ogro style" rs), a quantidade de anúncios desesperados espalhados por toda a internet e meia dúzia de fotos no álbum de "clientes satisfeitos" (hahaha), é só uma "questÃ" de tempo para o navio afundar, se é que vcs me entendem.
(impressão de que as pessoas perderam completamente a sensatez. Será o calor?)

Dicas de lojas virtuais confiáveis (e com atendimento civilizado!) para quem está procurando um arranhador:
Gataria - se dinheiro não for problema, é a loja ideal. Arranhadores lindíssimos, famosos pela qualidade, mas com preços salgadinhos (nem tudo é perfeito!). :)
Petsupermarket - alguns produtos têm preços ótimos, mas outros são muito mais caros que em outros lugares (quase o dobro!). Vale pesquisar antes.
Virtual pet - preços decentes, mas fotos minúsculas e pouca informação. Fiquei com medo de comprar e me decepcionar com o produto.
Júpiter pet - arranhadores mais básicos, mas com os preços mais baixos que encontrei (tanto do produto quanto do frete).
Symons Arranhadores - arranhadores bacanas e grandões, também vendidos no Mercado Livre.

4 comentários:

Unknown disse...

Que absurdo!! Diz pra gente qual é o site, pra ninguém mais perder tempo com elitismo de loja esnobe!!
E mais uma dica de fábrica de arranhadores em SP
http://www.symonsarranhadores.com.br/
E vc ainda pode customizar o arranhador do jeito que quiser: tamanho, cor, nr de brinquedinhos...
bjs
Mari
www.adoteumgato.com.br

Me Adota? disse...

Ah, é mesmo! Tinha esquecido do Symons. Uma amiga já comprou um desses arranhadores pelo Mercado Livre e ficou bastante satisfeita com o atendimento e o produto. Vou incluir na lista, obrigada. ;)

Van disse...

Nossa, que absurdo!!!!
Eu acho que vc mencionar a loja não tem problema, pois é uma reclamação com cabimento. Eu tenho 10 gatos e tb estou querendo comprar um arranhador, mas não quero me deparar com uma loja dessas.

Agora tem essa de vender só pra gatos de raça, é? O arranhador tem o quê? Ouro? Ora, os vira-latas tb merecem!

Bjus,
Van

Me Adota? disse...

Se vc entrar em contato com algum fabricante de arranhadores e receber um questionário para responder (!!), saberá de quem se trata. Mas acho que daqui pra frente a fabriqueta terá mais cuidado no trato com o cliente (acabei de ver que já tem "linguinha bifurcada" em ação rs).
Enfim, coisa pequena, né? Ando mais preocupada com a saúde dos meus "velhinhos" :( do que com comerciante incompetente e medíocres em geral.