sábado, 19 de setembro de 2009

Problemas com a caixa de areia?

Conheça os motivos mais comuns:
.
Problema de saúde
.
Qualquer mudança repentina de comportamento deve ser motivo de preocupação, portanto, o gato que para de usar a caixa de areia deve ser levado imediatamente ao veterinário para descartar problemas físicos. Problemas urinários, diabetes e insuficiência renal, por exemplo, podem desencadear o comportamento "inconveniente".
.
Artigos relacionados:

Participação do Estresse na Cistite Interticial...
Dicas úteis para preveção de FLUTD
A importância do check-up
.
Local inadequado
.
Depois de descartar problemas físicos, avalie se a localização da caixa de areia é adequada:
- A caixa não deve ficar em local de movimentação intensa (tanto de pessoas quanto de animais);
- A caixa não deve ficar em local barulhento (colada à secadora ou à máquina de lavar, por exemplo);
- A caixa não deve ficar em local de difícil acesso (para que o gato não precise percorrer um longo caminho para chegar até ela);
- A caixa deve ficar distante dos potes de comida e água.
.
"Evite colocar caixas higiênicas perto de lugares onde o gato bebe água ou come. A proximidade pode levar o felino a evitar tanto as caixas quanto a água, o que não é bom, já que eles costumam ingerir menos líquido do que devem." - Alexandre Rossi
.
Caixa suja
.
Se a caixa não for limpa com a frequência necessária, o gato irá rejeitá-la. Lembre-se de que o olfato do gato é muito mais apurado que o nosso. Limpe a caixa diariamente (de preferência mais de uma vez ao dia) e troque todo o conteúdo regularmente, além de higienizar a bandeja sanitária, claro.
.
Importante: cuidado com o uso de produtos de limpeza com cheiro forte. Evite produtos para limpeza pesada, prefira detergente neutro ou, no máximo, cloro diluído ou herbalvet e enxágue bem para não deixar resíduos.
.
"Gatos gostam de utilizar caixa limpa. Alguns chegam a segurar as necessidades até que alguém limpe a caixa. Como essa retenção não é saudável, procure limpar as caixas diariamente" - Alexandre Rossi
.
Tipo/marca da areia
.
Se você mudou recentemente de marca/tipo de areia, "errar" a caixa pode ser uma forma de protesto. O odor ou o desconforto causado nas patas ao pisar no novo substrato pode provocar o "boicote".
.
"Gatos têm preferência por tipos de areia. Diversas marcas oferecem facilidades como de limpeza e de controle do odor, mas deixe o seu gato opinar também! Uma boa maneira de saber a preferência dele é colocar duas caixas iguais, uma ao lado da outra, com tipos de areia diferentes e observar qual delas é mais utilizada. (...). Muitos proprietários colocam menos substrato na caixa do que é ideal para economizá-lo e evitar que ele seja jogado para fora. Recomendo pôr uma camada de uns 8 cm para o felino poder cavar um bom buraco e para o peso do substrato ajudar a "fixar" a caixa." - Alexandre Rossi
.
Tamanho da caixa
.
Em se tratando de caixa de areia, o tamanho importa :). Uma caixa para filhotes não é ideal, obviamente, para um gato adulto.
.
Dica: experimente substituir aquela caixinha pequena e baixa comprada em pet shop por uma caixa organizadora ou aquelas usadas em frigoríficos, espaçosas e com laterais altas, perfeitas para evitar que o chão vire uma "praia", com areia espalhada para todos os lados.
.
Falta de privacidade
.
Privacidade é bom e todo mundo gosta, inclusive seu gato! Sim, os bichanos precisam de "paz" na hora de fazer suas necessidades e não querem ser importunados. A caixa deve ficar em área tranquila, longe de movimentação intensa, outros animais e barulhos.
.
"É importante que o gato se sinta seguro enquanto estiver na caixa higiênica. Por isso, procure colocá-la em locais onde ele não leve sustos. Por exemplo, sem portas que batem, sem corrente forte de ar e sem outro animal incomodando.Jamais puna um gato enquanto ele estiver usando a caixa higiênica. Gatos sujeitos à aproximação indesejada de cães preferem caixas em locais altos." - Alexandre Rossi
.
Quantidade insuficiente de caixas de areia
.
O ideal é oferecer uma caixa para cada gato, mas num mundo de "apertamentos" isso nem sempre é possível. Tenha em mente que poucas caixas para muitos gatos é pedir para ter problemas. É importante ter bom senso tanto em relação ao número de caixas quanto à quantidade de gatos que pretende criar. ;)
O mesmo vale para casas grandes com poucos gatos. Se a casa tem 2 andares, deve ter uma caixa em cada andar. "Esconder" a caixa no extremo posto de um imóvel enorme também pode gerar problemas, principalmente para filhotes ou gatos idosos. Imagine para um gatinho ou um "velhinho" ter que atravessar longos corredores e vários cômodos até chegar ao fundo da área de serviço...provavelmente não chegará a tempo!
.
Mudança de local
.
Você pode achar que o novo local é melhor que o anterior, mas seu gato pode ter "opinião" diferente. Se a mudança for inevitável, não a faça de forma brusca, opte por fazê-la aos poucos (vá arrastando a caixa para o novo ponto da casa, um pouco a cada dia, até chegar no local desejado).
.
Caixa nova
.
Para evitar "dor de cabeça", experimente introduzir a nova caixa sem tirar a antiga, até que os bichanos se acostumem com a mudança e passem a usar o novo banheiro.
E cuidado com caixas fechadas, elas podem ser interessantes para a decoração, mas nem tanto para seus usuários.
.
Problemas territoriais
.
Gatos se sentem vulneráveis quando estão dormindo, comendo ou usando a caixade areia. Se o gato, ao usar a caixa, for atacado pelo gato mais dominante da casa, poderá ficar estressado e passar a evitar o local. O mesmo vale para caixas que ficam perto de janelas onde o gato pode ver ou sentir o cheiro de "intrusos".
.
"Se você tiver dois ou mais gatos, um poderá inibir o outro de usar as caixas higiênicas sem que se perceba como ele faz isso - gatos são capazes de controlar o território de maneira bastante sutil. Para evitar o problema, coloque as caixas em locais distantes, de modo que não seja possível o controle visual de todas ao mesmo tempo. Dessa maneira, sempre haverá um banheiro disponível para o exemplar mais tímido." - Alexandre Rossi
.
Marcação de território
.
Ta
nto machos como fêmeas (sim, alguma fêmeas espalham urina pelos cantos da casa para atrair machos!) podem começar a marcar território caso não sejam castrados no momento adequado (entre 3 e 6 meses). Neste caso a única solução realmente eficaz é a castração. Se informe, seja responsável!
.
Estresse
.
Gatos são animais de rotina e qualquer alteração pode causar estresse e desencadear o problema, como, por exemplo, novos moradores na casa (incluindo a chegada de um bebê), introdução de novos animais, mudança de casa (ou até de móveis!), ausência repentina dos donos (férias, aumento de horário de trabalho), etc.
.
Punição
.
Aquela velha e ultrapassada punição do tempo da vovó que consistia em esfregar o focinho do pobre animal no local do "crime" e levá-lo à força para a caixa de areia, não passa de ignorância de resultado ineficaz. O mais provável é que o gato associe a caixa de areia com a punição e aí, sim, evite o local de vez. Gatos não "erram" a caixa de areia de propósito, com a intenção de enfurecer seus donos. Tente se comportar como um ser humano racional e resolva o problema de maneira civilizada e inteligente e não como um ogro.
▪▪▪▪▪
Fonte:
Gatos: Necessidades fora da caixa
Litterbox Lessons
Prevention of Litterbox Problems
Cat Litter
Solving Litter Box Problems
▪▪▪▪▪
* imagem "roubada" daqui.

sábado, 12 de setembro de 2009

Caminhas para gatos feitas em casa

Transforme uma saia, calça de moletom ou casaco usado em caminha para seu gato ou cão de pequeno porte! Veja explicações detalhadas e fotos das etapas nos links abaixo.

.
Saia comprida (foto ao lado)
tutorial em inglês aqui e um plágio em português, sem os devidos créditos, aqui.
.
Calça de moletom
tutorial em português com muitas fotos aqui.
.
Casaco de mangas compridas
tutorial em português aqui.

sábado, 5 de setembro de 2009

Preta Pretinha

Preta é a mais velha habitante felina do clube. Raramente animais de rua chegam à idade adulta, mais raro ainda é chegarem à "maturidade", escapando de atropelamentos, envenenamentos, maus-tratos, doenças fatais, etc. Sua idade exata ninguém sabe, mas certamente já passou dos 8 anos (talvez até dos 10!). Por incrível que pareça, é o único felino do local que não é ameaçado pelo presidente psicopata e que tem "passe livre" por lá. É, supostamente, a "gata do caseiro". Ela é cega de um olho e de tempos em tempos tem problemas com rinotraqueíte, provavelmente graças à alimentração inadequada, que não deve deixar a imunidade num nível decente. É uma gatinha calma, gulosa (faminta?) e com o miado mais engraçado e estridente que já ouvi (mais para cabrito que para gato). :P

Bom, a descrição toda é só para apresentar a "preta véia" e dizer que o futuro dela está por um triz, já que o seu "caseiro de estimação", além de idoso, está doente e passa mais tempo em tratamento do que no clube. Eu, se morasse em casa ou num apartamento gigante, pegava a pretinha pra mim, mas realmente não dá, pq as chances de doação são mínimas e eu não posso trazer mais gatos pra casa ou corro o risco de, eu mesma, precisar de um um novo lar rs. Eu sei que adotantes para gatos pretos adultos, cegos de um olho e precisando de tratamento "especial" (no mínimo um check-up anual, além de uma alimentação de qualidade), praticamente non eczisten, mas tentar não custa e nem dói, né? Nunca se sabe (momento otimista mode on)... :\